Proposta Pedagógica

Colégio

[tabby title=”Horário Integral”]

Acreditamos na autonomia e no protagonismo das nossas crianças. Aqui na nossa escola, estimulamos sua criatividade e sua curiosidade para que construam o aprendizado de forma natural e lúdica. No integral, disponível nas unidades Botafogo, Barra e, agora, também na Tijuca, potencializamos nossos valores e temos a oportunidade de ampliar nossa atuação no processo ensino-aprendizagem.

Red Balloon: com mais de 45 anos de tradição e especializado em crianças e adolescentes, o Red Balloon oferece um aprendizado natural e divertido, alinhado aos exames de Cambridge, em que possui os melhores resultados do Brasil.

Circo: acrobacias de solo, parada de mãos, dinâmicas em duplas e malabarismo são práticas levadas ao ambiente escolar com ludicidade e segurança. O equilíbrio, a flexibilidade e a consciência corporal são alguns dos benefícios físicos que, acompanhados de habilidades socioemocionais como autonomia, autoconfiança e trabalho em equipe, estimulam o potencial artístico-criativo e a comunicação não-verbal das crianças.

Teatro: a oralidade, o gestual, a linguagem musical e a corporal são destaques dessa atividade. As crianças também aprendem a se colocar no lugar do outro e a experimentar as diferentes personas, praticam o improviso para solução de problemas e ampliam o repertorio cultural.

Capoeira: o método Brincadeira de Angola tem como base os conhecimentos ancestrais da capoeira. Ao equilibrar saberes populares com conhecimentos acadêmicos, quatro princípios se destacam: naturalidade; criatividade; cooperatividade e historicidade. Seja quando é luta, jogo, ou dança, as crianças se fascinam pela semelhança dos movimentos com o mundo animal e trabalham a importância da harmonia entre os jogadores, os músicos e os demais componentes da roda.

Dança: respeitando a individualidade de cada criança, as aulas de dança é facilitadora do desenvolvimento psicomotor infantojuvenil. A relação do corpo com o meio promove um maior entendimento de espaço, anatomia e física. Já a compreensão de estilo se relaciona com a linguagem e diversifica o conhecimento. Além disso, a atividade física promove a autoestima e o bem-estar emocional!

Musicalização: noções de ritmo e de teoria musical beneficiam também o desenvolvimento cognitivo, o raciocínio linguístico e a memória.

Futebol: além da prática recreativa, as regras e curiosidades do futebol entram em jogo. A valorização da importância do espírito de equipe e do fair play no esporte também são aspectos trabalhados nas aulas.

Multiatividades (Oficinas): artesanato, origami, culinária e pintura são algumas das práticas propostas que valorizam o lúdico e as atividades em grupo, em que os alunos trocam experiências e aprendem a pensar ganha-ganha.

Orientação de Estudos: sob a supervisão de nossa equipe, as crianças podem fazer as tarefas propostas no turno regular, resolvendo suas dúvidas e mantendo sua rotina de estudos em dia.

Confira as nossas unidades com disponibilidade de turno Integral:

BARRA: RUA VICTOR KONDER, 500 | 21 2493-8808
BOTAFOGO: RUA MARQUÊS DE OLINDA, 74 | 21 2553-2277
TIJUCA: RUA PROFESSOR GABIZO, 211 | 21 2567-3377

[tabby title=”Ensino Fundamental I”]

A descoberta, o encantamento pelo conhecimento e a ludicidade são essenciais nesta etapa.

As crianças são estimuladas no processo de aprendizagem a solucionar atividades com o máximo de autonomia e interagir com o ambiente externo.
Diante disso, o Programa “O Líder em Mim” tem papel fundamental no dia a dia da escola e do aluno.

O Programa incentiva e dá todo o apoio a fim de promover o aprendizado de liderança, valores e habilidades essenciais para o sucesso na escola e na vida. Trata-se de um eficaz processo de mudança comportamental para alunos e educadores, com foco no Ensino Fundamental, do 1º ao 9º anos.

O resultado são alunos com mais autonomia, que aprendem a lidar com situações difíceis e desenvolvem sua proatividade e capacidade de planejar, melhorando sua forma de se expressar em público e aumentando sua autoestima de uma forma geral.

No Rio de Janeiro, o pH foi pioneiro em adotar o Programa e ganhou o Certificado de Escola Farol nas unidades Barra, Botafogo e Tijuca. Como o próprio nome diz, o pH é uma escola que norteia e “ilumina” outras escolas que usam a mesma metodologia e serve de exemplo pela excelência e sucesso na implementação do Programa.

No Ensino Fundamental I, nas unidades Barra e Botafogo, o pH ainda tem a opção do período integral, no qual atividades de contraturno proporcionam ainda mais abertura para as crianças explorarem o mundo.

Atividades oferecidas para esse segmento:
– Ciranda de Leitura;
– Livros para leitura compartilhada e paradidáticos;
– Arte;
– Projeto Lego;
– Aula de Vida;
– Laboratório;
– Projeto O Líder em Mim;
– Língua estrangeira;
– Educação Física;
– Recursos tecnológicos;
– Passeios pedagógicos;
– Atividades esportivo-culturais;
– Compromisso com a sustentabilidade;
– Ações de cidadania;
– Exercícios semanais;
– Monitoria;
– Boletim escolar;
– Cursos extras, escolinhas e projetos.

[tabby title=”Ensino Fundamental II”]

Nesta fase, o aluno é estimulado a observar, analisar e desenvolver sua capacidade de raciocínio e de interpretação como um todo. Ele não só está ávido por novos conhecimentos, mas também em ver o sentido e a aplicabilidade de suas descobertas em sua vida e no mundo que o cerca. Os passeios e viagens pedagógicas, os trabalhos que facilitam o aprendizado e a observação, na prática, de aspectos teóricos trabalhados em sala de aula. Além disso essas atividades complementam a formação do senso de responsabilidade e respeito à pluralidade.

Neste segmento, através do Programa “O Líder em Mim”, o aprendizado de liderança, valores e habilidades também exerce papel fundamental no desenvolvimento do estudante. Mais consciente de suas potencialidades e com hábitos e valores em processo de consolidação, chega o momento de o aluno começar a concretizar seu papel no contexto no qual está inserido.

Nesta etapa, ampliamos nossas fronteiras e iniciamos nosso projeto de internacionalização, o “do pH Para o Mundo”! Nosso intuito é preparar alunas e alunos para desafios e iniciativas globais, seja por meio de viagens pedagógicas internacionais ou pelo oferecimento de um programa de High School no contraturno . Clique aqui para conhecer um pouco mais!

No final deste segmento, o Projeto “O Líder em Mim” ganha um viés mais humanitário, envolvendo a implementação de projetos e ações sociais propostas pelos próprios alunos.

– Projeto O Líder em Mim;
– Atividades de campo;
– Atendimento personalizado;
– Boletim escolar;
– Exercícios semanais;
– Monitoria;
– Aulas de apoio;
– Arte;
– Projeto Lego / Oficina mão na massa;
– Laboratório;
– Uso de celulares e da internet;
– Ações de cidadania;
– Compromisso com a sustentabilidade;
– Cursos extras, escolinhas e projetos.

[tabby title=”Ensino Médio”]

Nesse período, o aluno se depara com novos desafios e vivencia uma fase em que precisará saber priorizar e fazer escolhas. Diante disso, o estudante conta com o apoio de um time pedagógico altamente qualificado e preparado para o auxiliar nesse processo, além de monitorias presenciais e online e material didático de ponta.

Principalmente nesse segmento, há ênfase na Interpretação de Textos, Redação e interdisciplinaridade, pontos indispensáveis para o alcance do pleno desenvolvimento da capacidade de cada um.

Os alunos também têm acesso à orientação profissional, assim como a eventos que os ajudam a ter confiança e clareza na tomada de decisão, como a Semana das Carreiras e o Projeto ONU.

Nessa fase, a prática de exercícios e a ampliação do repertório cultural também é de extrema importância. Neste cenário, as simulações diplomáticas da ONU, as viagens pedagógicas, as aulas in loco e os simulados constituem ferramentas importantes de aprendizado e estimulam a refletir, articular os conhecimentos das diferentes áreas e aplica-los em situações reais.

Nossa capacitação para os desafios globais nesse momento permanece com nosso projeto de internacionalização, o do pH para o Mundo! Além de preparar alunos e alunas para desafios e iniciativas globais, por meio de viagens pedagógicas internacionais, pelo oferecimento de um programa de High School no contraturno e pela assessoria completa para cursas faculdades no exterior. Clique aqui para conhecer um pouco mais!

No Ensino Médio, a maior parte do conteúdo programático é dado ao longo do 1º e 2º anos do Ensino Médio, consolidando todo o conhecimento alcançado ao longo da vida acadêmica para que, no 3º ano, a matéria possa ser revisada e aprofundada para a preparação para o vestibular.

[tabbyending]

X
conduta
conduta
conduta
conduta