Proposta Pedagógica

Colégio

Horário Integral



Acreditamos na autonomia e protagonismo de nossas crianças, estimulando sua criatividade e sua curiosidade para que construam seu aprendizado de forma natural e lúdica.

No integral, potencializamos nossos valores e temos a oportunidade de ampliar nossa atuação no processo de ensino-aprendizagem de nossas crianças.

O horário integral se destina a estudantes do 1º ao 5º anos e é oferecido nas unidades Barra e Botafogo. Quem estuda nas unidades Recreio e Tijuca pode se matricular no integral. Nesse caso, precisamos que cheguem em suas unidades de origem às 7h da manhã (horário que pode ser alterado ao longo do ano) e nós os transportamos para nossas unidades que oferecem o integral.

Agradecemos a confiança e o prazer de ter mais tempo com nossos alunos!

Atividades oferecidas para esse segmento:
– Estrutura da grade
– Artes cênicas;
– Atividades circenses;
– Capoeira;
– Dança;
– Futebol;
– Multiatividades / Oficinas;
– Musicalização e coral;
– Orientação de estudos;
– Red Balloon;
– Xadrez.

Ensino Fundamental I

A descoberta, o encantamento pelo conhecimento e a ludicidade são essenciais nesta etapa.

As crianças são estimuladas no processo de aprendizagem a solucionar atividades com o máximo de autonomia e interagir com o ambiente externo.
Diante disso, o Programa “O Líder em Mim” tem papel fundamental no dia a dia da escola e do aluno.

O Programa incentiva e dá todo o apoio a fim de promover o aprendizado de liderança, valores e habilidades essenciais para o sucesso na escola e na vida. Trata-se de um eficaz processo de mudança comportamental para alunos e educadores, com foco no Ensino Fundamental, do 1º ao 9º anos.

O resultado são alunos com mais autonomia, que aprendem a lidar com situações difíceis e desenvolvem sua proatividade e capacidade de planejar, melhorando sua forma de se expressar em público e aumentando sua autoestima de uma forma geral.

No Rio de Janeiro, o pH foi pioneiro em adotar o Programa e ganhou o Certificado de Escola Farol nas unidades Barra, Botafogo e Tijuca. Como o próprio nome diz, o pH é uma escola que norteia e “ilumina” outras escolas que usam a mesma metodologia e serve de exemplo pela excelência e sucesso na implementação do Programa.

No Ensino Fundamental I, nas unidades Barra e Botafogo, o pH ainda tem a opção do período integral, no qual atividades de contraturno proporcionam ainda mais abertura para as crianças explorarem o mundo.

Atividades oferecidas para esse segmento:
– Ciranda de Leitura;
– Livros para leitura compartilhada e paradidáticos;
– Arte;
– Projeto Lego;
– Aula de Vida;
– Laboratório;
– Projeto O Líder em Mim;
– Língua estrangeira;
– Educação Física;
– Recursos tecnológicos;
– Passeios pedagógicos;
– Atividades esportivo-culturais;
– Compromisso com a sustentabilidade;
– Ações de cidadania;
– Exercícios semanais;
– Monitoria;
– Boletim escolar;
– Cursos extras, escolinhas e projetos.

Ensino Fundamental II

Nesta fase, o aluno é estimulado a observar, analisar e desenvolver sua capacidade de raciocínio e de interpretação como um todo. Ele não só está ávido por novos conhecimentos, mas também em ver o sentido e a aplicabilidade de suas descobertas em sua vida e no mundo que o cerca. Os passeios e viagens pedagógicas, os trabalhos que facilitam o aprendizado e a observação, na prática, de aspectos teóricos trabalhados em sala de aula. Além disso essas atividades complementam a formação do senso de responsabilidade e respeito à pluralidade.

Neste segmento, através do Programa “O Líder em Mim”, o aprendizado de liderança, valores e habilidades também exerce papel fundamental no desenvolvimento do estudante. Mais consciente de suas potencialidades e com hábitos e valores em processo de consolidação, chega o momento de o aluno começar a concretizar seu papel no contexto no qual está inserido.

No final deste segmento, o Projeto “O Líder em Mim” ganha um viés mais humanitário, envolvendo a implementação de projetos e ações sociais propostas pelos próprios alunos.

– Projeto O Líder em Mim;
– Atividades de campo;
– Atendimento personalizado;
– Boletim escolar;
– Exercícios semanais;
– Monitoria;
– Aulas de apoio;
– Arte;
– Projeto Lego / Oficina mão na massa;
– Laboratório;
– Uso de celulares e da internet;
– Ações de cidadania;
– Compromisso com a sustentabilidade;
– Cursos extras, escolinhas e projetos.

Ensino Médio

Nesse período, o aluno se depara com novos desafios e vivencia uma fase em que precisará saber priorizar e fazer escolhas. Diante disso, o estudante conta com o apoio de um time pedagógico altamente qualificado e preparado para o auxiliar nesse processo, além de monitorias presenciais e online e material didático de ponta.

Principalmente nesse segmento, há ênfase na Interpretação de Textos, Redação e interdisciplinaridade, pontos indispensáveis para o alcance do pleno desenvolvimento da capacidade de cada um.

Os alunos também têm acesso à orientação profissional, assim como a eventos que os ajudam a ter confiança e clareza na tomada de decisão, como a Semana das Carreiras e a Palestra da Vitória.

Nessa fase, a prática de exercícios e a ampliação do repertório cultural também é de extrema importância. Neste cenário, as simulações diplomáticas da ONU, as viagens pedagógicas, as aulas in loco e os simulados constituem ferramentas importantes de aprendizado e estimulam a refletir, articular os conhecimentos das diferentes áreas e aplica-los em situações reais.

No Ensino Médio, a maior parte do conteúdo programático é dado ao longo do 1º e 2º anos do Ensino Médio, consolidando todo o conhecimento alcançado ao longo da vida acadêmica para que, no 3º ano, a matéria possa ser revisada e aprofundada visando a preparação para o vestibular.

X
conduta
conduta
conduta
conduta