Página inicial Mapa do Site Fale Conosco Vídeo pH
 
Página inicial
Calendário de provas
Monitoria
Mensagens
Simulados
Exercícios
Login
Agenda


Ensino Fundamental 6º a 9º anos



Criatividade + Qualidade + Motivação = Formação

Esse é o lema do pH. Procuramos a todo momento incutir em nossos alunos a noção de que criar, arriscar, inovar, buscar sempre a melhoria e o aperfeiçoamento, acreditando nos próprios sonhos e no próprio potencial, é a grande marca dos verdadeiros vencedores.
Nesse segmento tem-se como objetivo sedimentar o que foi ensinado no segmento anterior e preparar o aluno para chegar ao Ensino Médio pronto para desenvolver todo o seu potencial. São enfocadas a interpretação de textos, a Redação e a interdisciplinaridade, estimulando o aluno a observar, analisar e desenvolver sua capacidade de raciocínio e de interpretação como um todo.

Ao longo desse processo, são importantes como suportes e desencadeadores:

  • Multimídia - Trata-se de aula em sala especial, em que são trabalhadas atividades relacionadas às disciplinas ministradas nesse segmento. Com isso, conseguimos, sem promover aulas específicas de informática, fazer com que o aluno aprenda a manejar o computador, como um usuário.
  • Educação Artística - Nos 6º e 7º anos, o aluno vivencia não só atividades relativas às artes plásticas - pintura, desenho - como atividades que envolvem música. São estimulados a aprender a tocar instrumentos, como tamborim e flauta doce. Já nos 8º e 9º anos, a Educação Artística corresponde ao Desenho Geométrico, disciplina fundamental para o desenvolvimento do raciocínio e da coordenação motora.
  • Língua Estrangeira - Com a globalização, o aprendizado de outras línguas tornou-se fundamental. No pH, os alunos do 6º ao 9º anos têm contato com duas línguas estrangeiras, o Inglês e o Espanhol, que são lecionadas utilizando-se os mais diversos e modernos recursos pedagógicos (vídeo, som, multimídia, ...).
  • Aula de Vida - É um momento destinado ao desenvolvimento da capacidade crítica de nossos alunos, sendo importantíssima ferramenta para a formação do indivíduo. Cada aluno é estimulado a pensar sobre determinado assunto, fazendo a análise crítica do mesmo e participando de um debate informal. Os assuntos podem ser propostos tanto pelo professor, como pelo próprio aluno, o que desperta a curiosidade, a motivação e a capacidade de saber se posicionar diante do grupo em relação aos mais diversos temas.
  • Laboratório - Nenhum recurso é tão eficiente para o aprendizado quanto a vivência, na prática, das situações trabalhadas em sala de modo teórico. O laboratório funciona fazendo justamente esse elo entre o dia-a-dia e a teoria dada em sala. Com isso, o aprendizado transforma-se em uma agradável busca, repleta de descobertas, proporcionando o desenvolvimento do raciocínio e da capacidade de observação de cada aluno.
  • Educação Física - Nesse segmento são trabalhadas várias modalidades esportivas, com o intuito de estimular o aluno a se exercitar regularmente, o que o deixará mais propenso a desenvolver também o seu universo cognitivo.
  • Monitoria - Monitores ficam à disposição em horários pré-determinados para tirar dúvidas dos exercícios semanais (os pH's) que os alunos recebem, o que gera a necessidade de se desenvolver um hábito de estudo diário e constante. O aluno estuda para aumentar sua cultura geral e específica, e não para obter notas. Inovador sempre, o nosso Colégio conta também com a monitoria via Internet, que otimiza o tempo de estudo do aluno.
  • Passeios Pedagógicos - Os passeios, ao lado das atividades de laboratório, funcionam como um recurso pedagógico que facilita o aprendizado e a observação, na prática, de aspectos teóricos trabalhados em sala de aula. É um modo informal e descontraído de aquisição de conhecimento, sendo fundamental no progresso do desenvolvimento social e cognitivo do aluno.
  • Atividades Esportivo-Culturais - Ao longo do ano, acontecem atividades, tanto culturais, como esportivas, que têm o intuito de manter a motivação dos alunos e de desenvolver o gosto pelas atividades esportivas e de condicionamento físico.
  • Recursos Tecnológicos - Ao lado dos recursos pedagógicos tradicionais, o pH oferece aos seus alunos recursos tecnológicos como projetor multimídia, quadro digital e programas em 3D, todos de última geração. Dessa forma, os alunos têm uma importante flexibilidade nos métodos de lançamento e sedimentação dos conteúdos usados pelo professor, o que torna o aprendizado muito mais dinâmico, estimulante e eficiente. No 6º e no 7º anos, também dentro dessa proposta, os alunos têm aulas de Robótica, nas quais são levados a solucionar questões e resolver desafios lançados pelo professor, usando kits Lego específicos para este fim.
  • Ações de Cidadania - Objetivando trabalhar a solidariedade e outros valores importantes para a formação do indivíduo, são promovidas pelo Colégio, ao longo do ano, várias campanhas beneficentes nas quais os alunos, voluntariamente, fazem doações que são repassadas para instituições que atendem a crianças, jovens e idosos.
  • Projeto Ambiental - Entendendo que a preocupação com a preservação do meio ambiente é responsabilidade de todos nós, o Colégio pH desenvolve, desde o 1º ano do Ensino Fundamental, um projeto ambiental amplo e consistente, visando não só a conscientização de alunos, pais e colaboradores, como também partindo da teoria para a prática, criando campanhas diversas sobre temas ligados à sustentabilidade. Além disso, já há dois anos, o pH, seguindo em sua filosofia de pioneirismo nos projetos que desenvolve, criou a Floresta pH, hoje com 2 hectares de mudas nativas das Mata Atlântica, plantadas na região de Miguel Pereira.

volta ao topo

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Ações de Cidadania
  © Copyright - Colégio pH e Curso pH - Todos os Direitos Reservados